25/02/11

Comprar ou alugar casa 2



Quando casei, ninguém pensava em comprar casa, também não havia crédito à habitação. Bastava ir ao jornal e escolher o local onde se queria viver. O mercado de arrendamento era enorme.
Os nossos pais viviam em casas alugadas, alguns tinham casas de família na província, mas nas cidades todos, com excepção da zona do Restelo em Lisboa e em outras zonas nobres de outras cidades, alugavam casas.
Não havia andares para vender só prédios e moradias. Quem comprava prédios alugava-os para ter rendimentos mensais e muitas vezes vivia em casa alugada.
A partir de 1975, as rendas eram tão baixas que muitos que tinham os tais prédios morreram na miséria. Passaram a vender-se andares e deixou de haver alugueres, ninguém queria correr o risco de alugar uma casa por dez contos, uma exorbitância, e vinte anos depois a renda continuar a mesma, ou seja, uma bagatela.
Começou a haver o crédito a habitação a juros impensáveis. Por volta de 1979 os juros ultrapassaram os vinte por cento. Quem queria casa precisava de a comprar.
Hoje, por via da crise, de os bancos não emprestarem dinheiro, por divórcios em que é necessário largar a casa onde se vivia, há muita habitação para alugar.
Então porque será que se continua a querer comprar casa em vez de alugar?

Sem comentários: