28/02/11

Comprar ou alugar casa 3



Comprar casa hoje em dia é ruinoso, com uma excepção que falarei mais abaixo.
Os spreads estão altos e prevê-se que os juros vão aumentando. Normalmente as pessoas esquecem-se que ao comprar casa, mais ano menos ano, têm de pagar os IMIs que andam pelas ruas da amargura, além dos condomínios e dos seguros do andar e os do prédio. Esquecem-se que irão ter de pagar obras de manutenção, como a pintura, no mínimo e que normalmente os condomínios pagos não chegam para juntar dinheiro para elas.

Um dos argumentos que ouço com frequência é “já que tem de se pagar ao menos ficamos com a casa”. Nada mais errado, visto que neste momento que há bastante mercado de aluguer, sai muito mais barato alugar casa, com a vantagem de se poder mudar de habitação com muito mais facilidade, tanto porque se quer uma maior, ou mais pequena, como por se querer ir para outro local. É bom não esquecer que qualquer obra que seja necessário fazer para manter a casa compete ao proprietário mandar arranjar e pagá-la.

A excepção a esta regra é a compra de habitação em leilões feitos pelos bancos, quase ao preço da chuva, por terem ficado com a casa de quem não pôde pagar.
Não acredito em alma, mas acredito em energias, e com este significado as casas têm “alma”. Eu, seria incapaz de viver numa casa comprada num desses leilões, como sou incapaz de comprar o que quer que seja numa loja de penhores.
Estas casas são penhoradas, como qualquer outra peça de uma casa de penhores e nunca conseguiria deixar de pensar no sofrimento que levou alguém a ficar sem casa ou sem qualquer outra coisa que tivesse de penhorar.

Sem comentários: