04/03/11

Iraque e Líbia: dois pesos duas medidas



Pertenço àqueles em todo o mundo que nunca quiseram a guerra contra o Iraque, que nunca acreditaram nas armas de destruição maciça, que nunca aceitaram a guerra contra o Iraque. Por isso também não quero, nem aceito uma intervenção militar do Ocidente na Líbia.
Mas vejamos isto do ponto de vista da USA, de muitos estados da Europa e de todos aqueles que eram a favor da intervenção no Iraque.
Intervenção! Que palavra poucochinha.
No Iraque não havia terrorismo, não havia Al-Qaeda, não havia armas de destruição maciça e não havia um povo revoltado na rua a tentar depor Saddam Hussein.
Havia, é verdade, um ditador que já tinha perpetrado genocídio nos Curdos e o povo iraquiano vivia na maior das misérias e havia, mais importante do que tudo, petróleo. Havia um ditador, havia petróleo.
O Iraque foi invadido pelo petróleo, que fazia jeito estar nas mãos da USA.
Claro que um ditador a menos é boa notícia, mas não daquela maneira, não por razões económicas, não por razões petrolíferas.

Na Líbia existem armas vendidas pela USA e por vários estados europeus a Khadafi, existe um povo em revolta, existe um ditador que está a cometer genocídio contra o seu povo com as armas que o Ocidente lhe vendeu e existe petróleo. Há um ditador e há petróleo.
E tenho-me perguntado isto mil vezes: porque não intervêm eles na Líbia? Porque não quererão poupar o povo líbio? Qual é a diferença desta vez?

Será que a diferença não estará em preferirem um ditador completamente aloucado, mas que produz normalmente e lhes vende o ouro negro, a terem não sabem quem a comandar os destino da Líbia?
Será que a política e a economia são de tal maneira hipócritas e nojentas que não se importam de sacrificar milhares de líbios?

Se quero o petróleo mais barato? É evidente que quero, mas nunca, nunca à custa de milhares de vidas de um povo sacrificado, de um povo que não quer um ditador, de um povo que finalmente se revolta.
Acho que se Khadafi ganhar esta guerra civil, chorarei de cada vez que for encher o depósito do meu carro, esteja ou não a gasolina mais barata.

Sem comentários: